O que é DEA e qual a função do DEA? Saiba mais sobre o DEA (Desfibrilador Externo Automático)

O que é DEA e qual a função do DEA? Saiba mais sobre o DEA (Desfibrilador Externo Automático)

O que é DEA e qual a função do DEA? Saiba mais sobre o DEA (Desfibrilador Externo Automático)

Nesse post sobre o DEA vamos apresentar mais informações sobre o Desfibrilador Externo Automático (DEA). O que é, como usar, diagnóstico e tratamento, principais funções, aplicações e legislação brasileira sobre o DEA.

O que é DEA?

O DEA, ou desfibrilador Externo Automático, é um equipamento portátil destinado a reverter parada cardiorrespiratória através da detecção automática de ritmos chocáveis (fibrilação ventricular e taquicardia ventricular) e aplicação de pulso de desfibrilação bifásico



DEA: Diagnóstico e Tratamento

O DEA além de diagnosticar as arritmias cardíacas também é capaz de tratá-las através da desfibrilação, uma aplicação de corrente elétrica que para a arritmia, fazendo com que o coração retome o ciclo cardíaco normal.

Qual a função do DEA?

A função do DEA, desfibrilador automático externo (DEA), é identificar arritmias e uma possível parada cardiorrespiratória. A função do DEA é identificar o ritmo cardíaco "FV" ou fibrilação ventricular, presente em 90% das paradas cardíacas. O DEA efetua a leitura automática do ritmo cardíaco através de pás adesivas no tórax.



Quem pode usar o DEA?

O DEA pode ser utilizado em situações de emergência por operadores treinados no suporte de vida avançado, tais como bombeiros, agentes policiais e paramédicos. O DEA pode ser utilizado por enfermeiros e médicos, mas também pelo público leigo, com recomendação que o operador faça curso de Suporte Básico em parada cardíaca.

Quando aplicar o DEA?

Em caso de parada cardiorrespiratória o DEA tem de ser aplicado de imediato, não havendo tempo para chamar um serviço de emergência. O DEA foi desenvolvido para atuar de forma independente e inteligente, aplicando o choque apenas se for estritamente necessário.

Legislação sobre o DEA

A lei brasileira exige a presença de um desfibrilador DEA ao alcance das pessoas em locais com aglomeração ou circulação de pessoas como estações rodoviárias, ferroviárias, aeroportos, centros comerciais, shopping centers, estádios e ginásios esportivos e eventos com expectativa de público superior a 2 mil pessoas. Clínicas estéticas, clínicas médicas, ambulâncias e viaturas de resgate de bombeiros e policiais também devem contar com o equipamento de desfibração. O DEA é um dos responsáveis pela saúde cardíaca em casos de emergência cardiorespiratório, graças a sua agilidade no primeiro auxílio, fator determinante para a sobrevivência e saúde do paciente.

DEA Easyshock TOTH Lifecare

O Easyshock é um DEA robusto, intuitivo e seguro. Prático e pronto para o uso profissional, o Easyshock fornece recursos avançados aos socorristas para ajudá-los durante o resgate de forma precisa. 



Quer saber mais sobre o DEA?

Se você quiser saber mais sobre o DEA entre em contato com um dos nossos especialistas da TOTH Lifecare. Conheça o Easy Shock, o desfibrilador externo automático (DEA) desenvolvido pela TOTH Lifecare. 

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp