Teste antígeno – Teste rápido para COVID-19

Teste antígeno – Teste rápido para COVID-19

Teste antígeno – Teste rápido para COVID-19

O teste rápido para COVID-19 pode ser feito de duas formas: teste antígeno e teste de anticorpos. O teste antígeno para COVID-19 detecta o a proteína do nucleocapsídeo viral do SARS-CoV-2, que, se o resultado for positivo, significa infecção viral ativa, enquanto o teste de anticorpos identifica a resposta imunológica do corpo em relação ao vírus, resultando na criação de anticorpos e assim reconhecendo se está na fase ativa ou se já esteve contaminado pelo Coronavírus (Sars-CoV-2).

O teste antígeno apresenta um rápido resultado durante a fase ativa do vírus e possui a maior assertividade entre o 1º e 7º dia de contágio em comparação aos demais testes para COVID-19. Por isso, é mais indicado nos casos de infecção e sintomas recentes.

A técnica utilizada para realizar o teste é com amostras de swab (cotonete), o qual será introduzido no nariz até a região conhecida como nasofaringe. O procedimento é indolor, mas é possível existir certo desconforto.

O teste antígeno para COVID-19 é indicado em quais ocasiões?

O testeantígeno aponta o resultado para a presença de vírus em sua fase ativa em apenas 15 minutos. Por isso, é muito indicado para quem está apresentando sintomas do COVID-19, além dos seguintes casos: 

- Quando houve contato nos últimos 4 dias com alguma pessoa com sintomas do COVID-19 ou que testou positivo para a presença de COVID-19;
- Antes de entrar em contato próximo à indivíduos dos grupos de risco;
- Ao frequentar ambientes de maior exposição ou concentração de pessoas como farmácias, bancos, mercados e pontos turísticos;
- Monitoramento de ambientes fechados, como escritórios, aviões e eventos presenciais.

Em quais ocasiões o teste antígeno não é indicado? 

Não são todas as situações em que o teste antígeno para COVID-19 é o mais indicado. Veja quais são as ocasiões em que o teste antígeno não é indicado:

- Quando houve exposição ao risco ou presença dos sintomas há mais de 7 dias. Nesses casos, o teste mais indicado é o teste rápido para COVID-19 IgG e IgM.
- Caso ainda haja suspeita de contaminação após resultado negativo do teste rápido para COVID-19.

Qual a eficácia do teste antígeno para COVID-19? 

O teste rápido de antígeno é uma grande opção para detectar o COVID-19 ainda na fase inicial da infecção, apresentando eficácia de 97,6% em relação ao teste RT-PCR. Para entender melhor como o teste antígeno para COVID-19 funciona, confira nosso artigo sobre o funcionamento e a aplicação do teste rápido de antígeno para COVID-19.

É importante ressaltar que mesmo os pacientes assintomáticos podem transmitir o vírus do COVID-19 a outras pessoas. 

Por isso, caso sinta-se exposto ao risco, é indicado realizar o teste rápido para COVID-19 mesmo que não apresente os sintomas. Está em busca de teste antígeno para Coronavírus ou tem dúvidas técnicas?

Entre em contato com nossa equipe através de e-mail, telefone ou WhatsApp, disponíveis na página inicial de nosso site.

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.